A Defesa Civil contabilizou estragos em 39 municípios gaúchos pelo temporal, que teve início na noite de terça-feira (16) e se estendeu pelas primeiras horas da quarta-feira (17). Foram mais de 500 chamados atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Conforme o balanço divulgado, foram 4.840 afetados, 12 feridos e 48 desalojados (pessoas que precisaram sair de casa, mas não precisaram de abrigos públicos).
Houve o registro da morte de um homem em Cachoeirinha, na grande Porto Alegre, e de um idoso que estava sendo transportado em ambulância após o destelhamento do hospital de São Vicente do Sul, na região Central.
Na região Metropolitana, houve alagamento, queda de árvores e grande número de clientes ficou sem energia elétrica, além dos prejuízos no sistema de internet e de telefonia.
O maior volume de chuvas foi registrado em Ijuí, na região Noroeste, com 101,4 milímetros em 24 horas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Teutônia o vento chegou a 126,7 km/h. O local mais próximo a Passo Fundo a ter enfrentado fortes rajadas de vento foi Lagoa Vermelha.
A Defesa Civil segue em alerta pelo menos até a manhã de quinta-feira (18). O governador Eduardo Leite lembrou à população em razão da possibilidade de novas chuvas e da elevação do nível de rios. “Ainda estamos em situação de alerta para uma região importante do Estado. Rios devem subir ao longo do dia e amanhã, tendo resposta de elevação. Então, é importante todo mundo estar acompanhando e evitando se expor a riscos”, frisou.
O Governo do Estado vai oferecer todo o apoio para a reconstrução do hospital atingido pelos estragos em São Vicente do Sul.