Evento terá sua 1ª edição na terça-feira (19), a partir das 19h30, com exibição do longa-metragem “A História de Nós Três e Quatro”, inspirado no livro de contos “1905”
Uma das maiores fontes de inspiração dos cineastas são os livros. Por meio da imagem e do som, as palavras ganham uma nova forma de vida que pode ser vista como complementar — mesmo que sejam, naturalmente, distintas. Visando explorar a intersecção entre obras audiovisuais e literárias, a Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras) lançou o projeto “Cineliteratura”.
“A linha que une a literatura ao cinema envolve a preservação da narrativa, personagens e estilo literário na adaptação cinematográfica. Explorar essa relação complexa entre as formas de arte é uma forma de alimentar a compreensão e apreciação da história”, explica a presidente da APLetras, Marilise Brockstedt Lech.
Essa iniciativa, que vinha sendo desenhada há algum tempo, teve “A História de Nós Três e Quatro”, de Jorge Salton e Jaime Lerner, como filme escolhido para sua 1ª edição. A produção foi inspirada no livro de contos “1905” (Physalis), escrito pelo médico passo-fundense Jorge Salton
Conheça o filme:
No longa de 74 minutos, acompanhamos um médico que retorna à sua cidade natal após 50 anos, como resposta ao último desejo de sua irmã antes de falecer. Ao passo de que ele procura se reaproximar da família, conflitos do passado voltam para aterrorizá-lo.
Salton, que roteirizou, produziu, dirigiu e atuou no filme, acumula outros quatro curtas em sua bagagem. Todos tratam de temas como ética e saúde mental. Ele comenta que a ideia para o mais recente lançamento veio do próprio cotidiano.
“Como psiquiatra e psicoterapeuta acompanho pessoas que tentam reencontrar-se com seus familiares. Às vezes, rompidos por desavenças que perpetuam mágoas. Também atendo pessoas que estando na fase final da vida querem conversar a respeito”, detalha Salton, que participará de um bate-papo com o público presente na exibição.
Marque na agenda
A 1ª edição do Cineliteratura será na terça-feira (19), a partir das 19h30, na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, que fica na Avenida Brasil Oeste, n.º 792, ao lado do Teatro Municipal Múcio de Castro. O evento é gratuito e aberto à comunidade.