A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) nomeou no último domingo (29), os novos diretores de departamento.
A delegada Simone Viana Chaves Moreira assume a diretoria do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (DISP).
O coronel Marcelo Fraga Carpes será diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).
Já no Departamento de Planejamento e Integração (DPI), o coronel Volnei Ceolin será o novo diretor de departamento.
A diretora do DISP, Simone Viana Chaves Moreira, é graduada em Direito pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP.
Possui pós-graduação em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e especialização em Inteligência de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia.
O diretor do DCCI, coronel Marcelo Fraga Carpes, é bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar/RS e possui Curso de Especialização de Educadores de Trânsito pela PUCRS e especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública (CEPGSP) pela Academia de Polícia Militar/RS.
Foi Tenente Coronel no período de 03/2015 – 01/2022, sendo comandante do 3° BRBM, comandante do 24 BPM, comandante do CMTec, diretor da ESFES-Montenegro e chefe do Estado Maior do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Em janeiro de 2022, foi nomeado como coronel e atuou como Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Alto Jacuí.
O diretor do DPI, coronel Volnei Ceolin é graduado no Curso Superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar/RS. Possui bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo com pós-graduação em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática pela Universidade Luterana do Brasil.
Foi Comandante Regional de Polícia Ostensiva, atuando no planejamento e execução de operações policiais, bem como no planejamento e execução de Curso de Formação de Soldados e Curso de Formação de Sargentos.
O DEPARTAMENTO
Ao Departamento Planejamento e Integração (DPI) compete planejar, coordenar, integrar e supervisionar a implementação da política e da gestão de inteligência no âmbito da Secretaria, executando-a por intermédio da busca e da análise de fatos, dados e informações que propiciem a produção do conhecimento, para subsidiar medidas de prevenção e de repressão à violência e à criminalidade, bem como fomentar intercâmbio com órgãos de inteligência em âmbito federal, municipal e comunitário, além de executar outras atividades correlatas.
Fonte: Ascom/SSP