O ato certifica os concluintes das áreas de comércio e serviços, educação, tecnologia, saúde, estética, gastronomia, têxtil e área da indústria, do segundo semestre de 2023. “O mundo precisa de profissionais capazes de resolver problemas de forma criativa e inovadora, por isso, o programa foi projetado para ir além do simples ensino, para que nossos alunos se tornem agentes de mudança em suas vidas e comunidades”, enaltece o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida..
O Escola das profissões está articulado em três eixos. No primeiro eixo os alunos da rede municipal fortalecem competências no desenvolvimento de tecnologias. No segundo eixo, o programa está voltado ao comércio e nos serviços, para o público geral. O terceiro eixo é uma parceria do município com o Senai e com o Sest/Senat e está direcionado à formação para a indústria.
O Escola das Profissões é um programa que, por meio da qualificação profissional, busca desenvolver ações e propostas de formação que aumentem a empregabilidade de seuas alunos. “Com os seus cursos, a escola desempenha o papel de criar condições de empregabilidade cada vez melhores para que jovens e adultos possam transformar a sua realidade e, por conseguinte, de suas famílias. Este processo tem como elementos base o protagonismo, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo, prioritariamente daqueles que mais precisam”, aponta o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.
O programa está focado na qualificação da mão de obra e fortalecimento da economia local, gerando emprego e aumento de renda, contribuindo para o desenvolvimento do Município de Passo Fundo. “Buscamos desenvolver uma formação de jovens e adultos na área da capacitação profissional, focando no desenvolvimento pessoal e social. Os cursos, de curta duração, buscam beneficiar pessoas que desejam se qualificar profissionalmente, para que assim possam ingressar no mercado de trabalho ou se manter nele, incentivando também o empreendedorismo e o aumento da renda familiar”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira.