As Festas de Final de Ano geralmente trazem alegria às pessoas, lembranças felizes, mas também um grande número de pessoas, sofre muitos nesses momentos, especialmente devido a traumas e situações do passado.
As Festas de Final de Ano geralmente trazem uma carga muito grande de emoções e afetos. É um período do ano que vivemos intensamente a interação com as pessoas, os familiares e os amigos. Tanto o Natal quanto o Ano Novo trazem à nossa memória experiências de acontecimentos que podem ter sido muito bons, mas também outros que podem ter sido traumáticos.
O trauma é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Muitas vezes a percepção sobre o fato pode ter sido diferente da realidade, seja supervalorizando uma cena, uma fala, um contexto. Mas também pode ser uma resposta adaptativa para uma situação com uma carga de emoções muito forte. A psicoterapia pode auxiliar na ressignificação de tais experiências, contribuindo inclusive na elaboração/ressignificação de tais percepções.
Se as Festas de Final de Ano trazem lembranças traumáticas busque ajuda para elaborá-las. Nem sempre temos a resposta para todas as perguntas, por que a vida é dinâmica e nos surpreende todos os dias. A vida precisa ser leve e feliz.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.