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Prefeitura de Passo Fundo disponibiliza mais de 200 serviços digitais

Prefeitura de Passo Fundo disponibiliza mais de 200 serviços digitais

Para facilitar o atendimento das demandas da comunidade, a Prefeitura já conta com 202 serviços digitais. Muitos deles podem ser acessados de forma ainda mais rápida pelo aplicativo Cidadão Online Passo Fundo

Em um processo de modernização da estrutura administrativa, a Prefeitura atingiu a marca de 202 serviços disponibilizados à população pela internet, por meio do site www.pmpf.rs.gov.br. Muitos deles podem ser acessados de forma ainda mais rápida com o aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, implementado para facilitar o encaminhamento das demandas da população às secretarias municipais.

A partir desta ferramenta, é possível solicitar, por exemplo, troca de lâmpadas, reparos nas ruas e na tubulação, limpeza de espaços públicos e o recolhimento de resíduos como móveis e eletrodomésticos. Além disso, o recurso possibilita a consulta e aquisição da guia para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Conforme o prefeito, Pedro Almeida, o Município está inserido em um movimento de inovação que, dentre outros pontos, propõe a modernização dos serviços para promover um atendimento mais e efetivo para a comunidade. “Nós estamos desenvolvendo um amplo trabalho no setor da Inovação em Passo Fundo, que também abrange a administração pública. Tínhamos como metas de governo digitalizar 20% dos processos administrativos e implementar 50 serviços digitais e fomos muito além destes números, trazendo muitas vantagens para a população. Hoje, a comunidade consegue acessar mais de 200 serviços sem sair de casa, por meio do site da Prefeitura e do Aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, tendo mais comodidade, agilidade e otimização do tempo, além de menos burocracia”, afirma.

O secretário de Administração, Fernando Boeira, explica o fluxo dos processos no momento em que são abertos pelos cidadãos, tanto pelo site da Prefeitura quanto pelo aplicativo Cidadão Online Passo Fundo. “No momento em que o protocolo é iniciado, o mesmo é direcionado para a secretaria responsável, que, conforme o serviço e demanda, tem um prazo para responder ou atender à demanda. O cidadão tem acesso a um protocolo e pode acompanhar o andamento eletronicamente”, destaca.

A digitalização dos serviços foi bem aceita e ampliou a conexão da Prefeitura com a população, o que pode ser verificado em dados apresentados pela Secretaria de Administração. Em 2019, foram realizados 4.819 atendimentos pelo protocolo, todos presenciais. Já em 2022, este número subiu para 14.888, sendo 3.928 procedimentos presenciais e 10.960 – 73% do volume total – digitais. “Na medida em que disponibilizamos novos serviços eletrônicos, a população, consequentemente, aumenta o acesso”, pontua Fernando.


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