Há 55 anos a Universidade de Passo Fundo (UPF) atua no ensino, pesquisa, extensão e inovação, sendo referência nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho, feito por professores, acadêmicos, funcionários e a própria comunidade, rende frutos como a classificação do Ranking Universitário da Folha (RUF). A publicação destaca a UPF como a 4ª melhor universidade do Rio Grande do Sul e a 12ª universidade do Brasil, entre as privadas.
Desde 2012 o RUF avalia as instituições brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho. Neste ano, a UPF ficou com a 69º posição no ranking geral entre as universidades do Brasil e em 9ª lugar no ranking geral entre as gaúchas. Para a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o resultado reforça o compromisso da UPF na atuação cada vez mais preocupada com a qualidade e com a relevância da formação e dos serviços prestados. “É com muita alegria que recebemos esse resultado, uma vez que ele consolida um trabalho diário de dedicação e um olhar cuidadoso da gestão e dos professores para que o ensino da UPF seja referência na qualidade e no impacto na sociedade. Esses números nos motivam a seguir atuando junto à comunidade para que a educação seja de fato uma ferramenta de transformação”, destacou.
Ainda entre os destaques, no indicador pesquisa, a UPF ficou em terceiro lugar entre as privadas do Rio Grande de Sul.
O RUF avalia mais de 18 mil cursos presenciais, contando com instituições de ensino entre universidades, centros universitários e faculdades, somando 2.200 instituições. Os dados que compõem os indicadores são levantados diretamente pela Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, do MEC e dos dados disponibilizados por agências estaduais e federais de fomento à ciência.